Para comemorar esse dia vamos ensinar uma receita simples mais muito gostosa e falar um pouco de como surgia a pizza, só pouquinho para não perder o ponto.
A história da pizza teve início com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália.
Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão de Abraão", muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.
Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje. No Brasil da mesma forma, por meio dos imigrantes italianos, e hoje pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país.
A partir de 1985, comemora-se o dia da pizza no dia 10 de julho.
PIZZA DE CARNE SECA E AZEITONA
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médias em rodelas
200 g de carne seca cozida e desfiada
1 lata de azeitona
1 disco médio de pizza
100 g de requeijão cremoso
Modo de Preparo:
Aqueça o azeite e doure rapidamente a cebola. Junte a carne seca e a azeitona, reservando 2 colheres (sopa) para passar no disco de pizza. Refogue um pouco. Sobre o disco de pizza, passe as 2 colheres reservadas. Distribua o refogado de carne seca e o requeijão cremoso. Leve ao forno médio (180°C) até que o requeijão derreta.
Sirva a seguir.